banner-sub

Minicursos

Dias 06, 07 e 08/11 - 8h30 as 10h


Minicurso 1
Título: Introdução ao planejamento e análise de pesquisas para avaliação de impacto de políticas públicas 
Pedro Luis Nascimento Silva (IBGE/ENCE)

Pesquisas amostrais são frequentemente utilizadas em estudos de avaliação de impacto de políticas públicas. Planejar e analisar tais pesquisas envolve novos desafios, quando comparado com a situação de pesquisas amostrais realizadas por agências estatísticas oficiais em muitos países. Tais desafios incluem:
• Identificação e localização de beneficiários e não beneficiários das políticas ou intervenções que se quer avaliar;
•A possibilidade de obter respostas ou medidas dos principais resultados de interesse e das variáveis de controle (covariáveis) antes e depois da intervenção;
•A necessidade de observar as unidades da amostra em várias ocasiões, possivelmente ao longo de períodos largos de tempo;
•Os tipos de análises de dados requeridas após a obtenção dos dados.
Este curso apresenta as principais abordagens disponíveis para enfrentar os vários desafios mencionados quanto ao planejamento e análise dos dados de pesquisas amostrais conduzidas para estudos de avaliação de impacto. Exemplos de aplicações em vários estudos de avaliação de impacto conduzidos no Brasil são apresentados e discutidos.


 

 

Minicurso 2
Título: Análise de dados amostrais: Métodos e prática
Marcel de Toledo Vieira (UFJF)

O curso apresentará a abordagem de Modelos de Superpopulação e o método da Máxima Pseudo-Verossimilhança que são largamente utilizados para analisar dados de pesquisas amostrais complexas. Será apresentado o pacote survey do software R que se baseia nesta abordagem, com exemplos de aplicações. Será também feita breve revisão de métodos alternativos que vêm sendo propostos para analisar dados de amostras complexas.